Strategiya

Educação

Toda Instituição de Ensino Superior e seus cursos de graduação, presenciais ou a distância, devem atender, obrigatoriamente, aos critérios de acessibilidade de vários indicadores nos Instrumentos de Avaliação do INEP/MEC.

Acessibilidade não se restringe apenas às instalações físicas das sedes e dos polos, mas também, e principalmente, a acessibilidade digital dos sites, dos ambientes virtuais de aprendizagem e dos conteúdos.

A adequação de sua instituição aos Padrões de Acessibilidade Digital, pode parecer complexa, porém depende muito mais da sua iniciativa e predisposição a realizar. A tecnologia já existe e é incrivelmente mais simples do que você imagina!

MEC

Conforme as diretrizes do e-MAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico), conforme as normas do Governo Federal, em obediência ao Decreto 5.296, de 2.12.2004:

O termo acessibilidade significa incluir a pessoa com deficiência na participação de atividades como o uso de produtos, serviços e informações. Alguns exemplos são os prédios com rampas de acesso para cadeira de rodas e banheiros adaptados para deficientes.

Na internet, a referência de acessibilidade adota as recomendações do WCAG (World Content Accessibility Guide), parte integrante do W3C. Tais recomendações tem amplitude internacional e estabelece padrões de comportamento acessível para sites em geral.